Archive for Agosto, 2009

A importância das meta-tags

Recentemente acabei de registrar meu domínio, a primeira coisa que me preocupei foi em melhorar o posicionamento dele nos resultados das pesquisas, como eu tive a oportunidade de trabalhar com muitos designer’s sabia o início do caminho das pedras.

Porém muitos jovens desenvolvedores web ou iniciantes não fazem idéias da IMPORTÂNCIA dessas tags, é com letra maíscula mesmo.

Você pode informar desde a descrição do site,  autor, palavras chaves até dizer para o navegador não fazer cache do seu site e entre outras coisas legais.

Considero as principais meta-tags as seguintes:

  • keywords
  • description
  • author
  • robots

Não vou escrever aqui sobre elas pois existem ótimos artigos na internet sobre isso, vou resumir os artigos que consideram uma boa fonte para te ajudar a deixar seu site entre os primeiros no Google.

Atualização 30/07/2010

Eu encontrei vários outros arquivos para complementar os anteriores a também atualizá-los, seguem abaixo.

Meta Tags – O que são e como utilizá-las

Google | central do webmaster – Meta tags

Google | central do webmaster – Como alterar o título e a descrição do seu site nos resultados de pesquisa

Google | central do webmaster – Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) – Guia do Google para Iniciantes – (PDF)

Useful HTML Meta Tags

Enjoy it !

Tags: , , ,

Cuidado com certas “assessorias” de recursos humanos

A Empresa

Nome da Empresa: D’ Moraes – Assessoria em RH
Site: http://www.dmoraes.com.br/

O Golpe

Eu como moderador de um grupo de vagas sinto-me no dever de compartilhar essa informação com vocês para que vocês não caiam nesse golpe, vou resumir a história e deixar para as fontes de referência maiores explicações.

Ontem a tarde recebi uma ligação de uma suposta assessoria de RH para uma entrevista, a pessoa do outro lado falou que meu currículo era muito interessante para o mercado e blá blá blá..

Pediu para mim levar um currículo impresso, coisa bem estranha já que se encontraram meu currículo on-line coisa que não é difícil, para que levar um currículo impresso ?? De cara começei a achar que era RH de fundo de quintal.

Passado isso pedi os dados da empresa, incluíndo o site coisa que sempre faço dado meu bom/mal hábito de pesquisar TUDO no Google.

E eis que surgem isso que vocês podem lerem para não aumentar ainda mais essa mensagem.

http://brunosaavedra.blogspot.com/2009/05/dmoraes-cuidado-com-essa-empresa.html

http://www.reclameaqui.com.br/155458/d-moraes-assessoria-em-recursos-humanos/d-moraes-assessoria-em-rh-pessima-experiencia/

http://www.reclameaqui.com.br/233162/d-moraes-assessoria-em-recursos-humanos/d-moraes-empresa-de-picaretas-ladroes-e-charlatoes/

Ou seja caso eu fosse lá eles contariam um história feliz para tentar me convercer a pagar por uma assessoria, coisa que eu JAMAIS pagaria, qualquer vez na vida que vocês receberem esse tipo de oferta dê as costas e vá embora.

Cuidado com esse tipo de oferta meus colegas!

[]’s
Leandro Ribeiro

Tags: , ,

Definindo Estratégia de Modelo de Recuperação para Banco de Dados SQL Server

Recentemente trabalhei em um projeto de milhões de dados, tanto no ambiente de desenvolvimento ou de produção.

O resultado foi que em algumas semanas o servidor de desenvolvimento “estourou”, metaforicamente falando claro. Identificamos que as bases de dados estavam com 30GB cada uma, resultado de uma má estratégia de modelo de recuperação (backup).

Procurando na internet encontrei um artigo interessante sobre o assunto, pode ser lido em: www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=6458

O resumo seria o seguinte…

SIMPLE (Ideial para Desenvolvimento!)

O log de transações (Transaction Log) é usado muito pouco neste modelo de recuperação. De fato, quase nada é registrado no log. Isto significa dizer que a escolha em usar este modelo para seus banco de dados só será possível recuperar o último backup.

BULK-LOGGED

Este modelo registra muito mais informação no log de transações do que o modelo SIMPLE. A única informação não registrada são operações de volume como: SELECT INTO, BCP, BULK INSERT,CREATE INDEX e operações com os tipos de dados texto e ntext. Isto significa que você pode recuperar a maior parte dos dados no caso de algum problema, porém só as operações citadas serão perdidas.

FULL (Sempre em produção!)

Este modelo de recuperação informa ao SQL Server que você quer realizar também o backup de log de transações. Para tornar isso possível, o SQL Server mantém todas as transações em um log de transações até que um backup do log de transações ocorra. Quando o backup do log de transações acontece, o SQL Server trunca o log de transações depois que o backup é gravado no dispositivo de backup.

Fonte:
www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=6458

Tags: , , ,

Como instalar o WordPress

Meu segundo post é dedicado a um artigo de um camarada, onde li sobre como instalar o WordPress, é um artigo muito simples e objetivo.

Link: http://rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress/

Eu que estou acostumado a usar o Blogger, estou achando ótimo o WordPress e não penso em voltar para o lado negro da força.

[]’s
Leandro Ribeiro